Nosso Silício é o Dendê

A Vale do Dendê é uma organização social que tem como objetivo fomentar ecossistemas de empreendedorismo e impacto social com foco em diversidade.

Cases

Empresas de sucesso que passaram em nossos programas

Criada por um grupo de jovens empreendedoras, essa startup desenvolve absorventes sustentáveis, sem utilização de compostos danosos ao meio ambiente, após seu descarte: parabenos e derivados de petróleo, por exemplo. A produção é feita por mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, que dependem de recursos para equilibrar as contas domésticas.

Especializada no desenvolvimento de games, a Aoca Game Lab já possui uma grande musculatura e participação na cena nacional de jogos com narrativa que destoa do padrão da indústria mainstream. Seu mais recente trabalho é Árida Backlands Awakening, que narra as aventuras de uma menina pelo sertão. Apresenta como grande diferencial a valorização da diversidade.
Delivery de produtos (comida, roupas, calçados, artesanato etc.) fabricados nas comunidades. O objetivo dessa plataforma é ampliar a visibilidade dos negócios instalados dentro dos bairros periféricos, aumentando sua lista de clientes, a partir da conexão B2B2C.

Naomm é uma solução de bem estar, que conecta empresas e pessoas a profissionais de práticas como meditação, mindfulness, aromaterapia e Yoga através de práticas individuais, sessões em grupo e jornadas personalizadas.
“Através do programa de aceleração, pudemos obter inputs importantes para o nosso modelo de negócio, desenvolvendo a frente B2B que hoje é a principal linha de faturamento.”

Pioneira no segmento de moda no gender em Salvador, a grife desenvolveu tecnologias de modelagem e pesquisas de tecidos que permitem que as peças assumam formas diferenciadas a cada “amarração”. O ponto de partida para este trabalho foi a crítica à face excludente de uma parte do universo da moda, que tenta normatizar padrões estéticos.
“A Vale do Dendê foi muito importante para abrir meus olhos, até sobre valorizar o quão grande é meu negócio e o quanto ele pode crescer. É incrível pensar e organizar os passos que tenho daqui a diante, pensando não só a nível de dominação e conquista nacional, mas internacional.”

O programa nos auxiliou a entender os primeiros passos para digitalizar o nosso negócio. Entendemos a importância de deixá-lo mais segmentado para testarmos e validarmos no mercado.

A Fechô surgiu com o objetivo de utilizar ciência de dados para realizar o match entre compradores e vendedores de imóveis, prospectar e criar listas de compradores em potencial para incorporadoras/construtoras e fornecer insights estratégicos sobre o mercado imobiliário para elas. “Participar da aceleração do Vale do Dendê foi essencial para que o time Fechô se sentisse como parte de algo maior, um verdadeiro ecossistema nordestino de startups que está em plena ascensão(...)”

A AfroSaúde é uma health tech de impacto social, focada em desenvolver soluções tecnológicas para a comunidade negra. Damos visibilidade aos profissionais negros da área da saúde, conectando-os a pacientes, em todo território nacional, que desejam, além de qualidade profissional, representatividade, identificação e acolhimento durante os atendimentos.
A AfrontArté uma plataforma digital de fomento às Artes Visuais Preta e Brasileira. Um espaço de referência para os artistas e profissionais negres, no que tange a circulação e venda de obras, formação e qualificação profissional, criação e fortalecimento de comunidade. Um lugar de aquilombamento, articulação, geração de renda, resistência e inovação. “Conseguimos amadurecer nossa expectativa financeira com projeções de custos e receitas, e assim nos dando segurança para sair da fase de ideação para operar nosso 1ºMVP.”

Rede digital de negócios que promove inovação incremental no ramo ESG, ao combinar múltiplos recursos tecnológicos com o objetivo de gerar oportunidades para pessoas de baixa renda. Potencializamos o engajamento de empresas e cidadãos através de um ciclo de sustentabilidade social, onde todos ganham: de um lado, um e-commerce de assinaturas que beneficiam instituições e pessoas necessitadas e, do outro, oferecemos aos assinantes promoções exclusivas das empresas parceiras.
A ÓiaFia! é uma startup de impacto social com iniciativas inclusivas voltadas ao desenvolvimento sustentável, a conscientização ambiental e a economia circular. Nascida em Salvador (2019), nosso modelo fomenta a economia circular por meio da reciclagem do azeite de dendê, e reúne exemplos práticos de conscientização ambiental, inclusão social, saúde e bem-estar, por meio de três soluções: EcoColeta, Ecoponto e E-Commerce. “O Programa nos proporcionou uma evolução indescritível em apenas três meses. Nós tínhamos ideias de potencial, mas não conseguíamos relacionar nossas soluções e estruturá-las em uma proposta de valor viável. Com as mentorias, treinamentos e trocas de ideias, fomos apresentados a metodologias, instrumentos e muito incentivo para estruturarmos nosso modelo de negócio, nossa proposta de valor, e assim compreender o potencial socioambiental e inclusivo que nossa startup de fato apresenta.”

Blog

Espaço para notas curtas e comunicados a serem adicionados pela equipe