skip to Main Content

Tecnologia, empreendedorismo e um mergulho no afrofuturismo

A Ocupação Afro.Futurista, evento focado em cultura maker, empreendedorismo, Economia Criativa e tecnologia, ganhou uma nova dimensão em sua segunda edição, que começa na terça-feira (9 de outubro). É que além de Salvador, a iniciativa será realizada em Seabra e Irecê, duas importantes cidades do interior da Bahia. Com um amplo line up de atrações (shows, workshops, palestras, laboratório de Realidade Virtual e feira maker), a Ocupação está se firmando como uma referência no processo de democratização do acesso à tecnologia e de promoção da cultura da inovação.

Para celebrar a importância do Estado no contexto da diáspora africana, na América Latina, o festival terá como fio condutor o mote “Wakanda é a Bahia”, numa referência à cidade high-tech no coração do continente negro, mostrada no filme Pantera Negra. “Apesar de ser um movimento que data da década de 1960, o afrofuturismo ganhou escala planetária no início deste ano, graças ao sucesso do filme e ao aumento da discussão sobre a presença negra na área de tecnologia”, destaca Paulo Rogério Nunes, cofundador da Holding Social Vale do Dendê que, ao lado do Instituto Mídia Étnica (IME), comanda a Ocupação.

Confira a programação completa aqui.

leia mais

Videos

Fotos

Maratona pela cidadania e a inovação

A Ocupação Afro.Futurista já se firmou como um importante espaço de debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Nesta segunda edição, estamos ampliando ainda mais o caráter inclusivo e social do evento, por meio da Maratona de Tecnologia e Inovação Afro.Futurista. A Maratona é destinada a profissionais e amantes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e vai garantir prêmios muito bacanas aos participantes.

O objetivo é que os grupos de até cinco integrantes, todos com idade acima de 18 anos, desenvolvam projetos (aplicativos, por exemplo), capazes de promover iniciativas no campo da diversidade, inclusão social e geração de renda. A Maratona conta com o apoio financeiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA), através do Edital Década Estadual de Afrodescendentes.

Para maiores informações leia o regulamento e o edital, e acesse a ficha de inscrição. É de graça!

Regulamento

A Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista, a seguir denominada como “Maratona”, é promovida pela Vale do Dendê junto com o Instituto Mídia Étnica e com apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Edital Década Estadual de Afrodescendentes, Chamada Pública 01/2018, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA), em conformidade com a Lei estadual nº 13.182/2014., e tem como objetivo desenvolver soluções de base tecnológica (software: web, aplicativos móveis, programas e demais soluções digitais), que contribuam com a resolução de problemas que afetam a população de jovens negros; mulheres negras; povos e comunidades tradicionais do Território de Identidade do Estado da Bahia.

As soluções tecnológicas deverão ser desenvolvidas observando o tema “Desenvolvimento Econômico”.

1 - Das datas e do local

A Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista acontecerá entre os dias 09 e 11 de Outubro de 2018 em Salvador, 15 e 16 de outubro em Seabra e 19 e 20 de outubro em Irecê (vide programação detalhada no item 5). O evento fará parte da Ocupação Afro.Futurista, evento que foi realizado pela primeira vez em 2017 na Estação Lapa, no município de Salvador/BA.

2 - Da inscrição

Podem efetuar a inscrição para a Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista pessoas físicas e com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos. A inscrição é por equipe de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros e deve apresentar um projeto que contemplem um ou mais dos seguintes requisitos:

  • Gerador de impacto Social
  • Estimule a geração de renda
  • Valorize a diversidade
  • Tenha conteúdo inovador ou estimule inovação

As inscrições poderão ser feitas por meio do preenchimento de todos os campos tidos como obrigatórios no formulário eletrônico de inscrição, disponibilizado no endereço www.valedodende.org/ocupacao

O preenchimento e envio do formulário eletrônico de inscrição não garante a participação na Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista. A divulgação dos selecionados será feita conforme calendário abaixo. Os inscritos que forem selecionados e confirmarem sua presença precisam comparecer ao local denominado (SEABRA/SSA/IRECÊ) para efetivar sua participação e retirar o kit do participante.

Calendário de Datas

Período de Inscrição:

PERÍODO DE INSCRIÇÃO (PRORROGADO):
27/09 A 09/10, às 23h59

Inscreva-se agora

RESULTADO DOS SELECIONADOS:
08 de Outubro

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
27/09 A 11/10, às 23h59

Inscreva-se agora

RESULTADO DOS SELECIONADOS:
13 de Outubro

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
27/09 A 16/10, às 23h59

Inscreva-se agora

RESULTADO DOS SELECIONADOS:
18 de Outubro

Cada equipe deverá indicar um responsável e um projeto no ato da inscrição que deve ser o primeiro nome a ser preenchido no formulário. Caso seja necessária a comunicação da organização com a equipe, esse contato será feito prioritariamente com a pessoa indicada como responsável. Somente será considerada uma única inscrição por equipe. Apenas serão consideradas as inscrições das equipes que preencherem todos os dados requeridos no formulário de inscrição e que concordem com todo o teor deste regulamento.

3 - Da participação

A participação na Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista é nominativa e intransferível.

Uma comissão indicada pela organização avaliará todas os inscritos e seus projetos pelos seguintes critérios com pontuação de 1 a 5:

  • diversidade
  • inovação
  • potencial de impacto social
  • capacidade de gerar renda

É desejável porém não obrigatório o conhecimento e/ou experiência por parte dos inscritos em Programação e Desenvolvimento de Software; Design digital ou gráfico; ou Administração de Empresas ou Gestão de Negócios. Havendo empate, essas habilidades serão critérios usados para o desempate.

Participarão do concurso todos os inscritos que forem selecionados, confirmem presença e compareçam nos dias e no local da atividade.

Inscritos selecionados que não confirmarem presença serão substituídos por outros a partir da ordem de pontuação.

Caberá ao participante selecionado levar consigo o próprio computador/laptop ou qualquer outro material ou equipamento lícito para utilização durante todo o concurso. A organização do evento disponibilizará um ponto de rede elétrica e um ponto de rede ou WiFi.

No local do evento o participante deverá manter visível a identificação oferecida no ato do credenciamento durante todo o período em que serão realizadas as atividades.

4 - Programação do Evento*

10:30 – Abertura Maratona Tecnológica
Boas-vindas
Apresentação dos temas
Apresentação da dinâmica do evento

12:00 – Formação de equipes

14:00 às 18:00 – Mentorias

18:00 – Check Point

20:00 – Fim das atividades

10:00 – Início das atividades do Dia 2

10:00 às 11:00 – Mentoria técnica

11:00 às 12:00 – Mentoria de pitch

13:30 às 15:30 – Submissão dos projetos

17:00 – Apresentações dos projetos

19:00 – Cerimônia de encerramento e anúncio dos finalistas

(*) Sujeito à alterações

5 - Dos Critérios de Avaliação

No dia 11 de Outubro de 2018 (Quinta-feira), no horário que constar na programação do Maratona, todos os participantes apresentarão seu protótipo para uma banca julgadora convidada pela comissão organizadora.

Para referida avaliação, serão utilizados os seguintes critérios:

  • impacto social
  • viabilidade técnica
  • inovação
6 - Do anúncio dos finalistas e prêmio

No dia 11 de de Outubro 2018 (Quinta-feira), no encerramento da Ocupação Afrofuturista, de acordo com a programação, será realizada a cerimônia de anúncio dos projetos vencedores (ou finalistas).

O prêmio oferecido aos vencedores (ou finalistas) são pessoais e intransferíveis.

Os 03 (três) projetos melhor avaliadas serão premiados.

Cada participante classificado em Primeiro Lugar receberá o(s) seguinte(s) prêmio(s):

  • 5 Ingressos para Campus Party SP
  • Apresentação do projeto na Campus Party SP
  • 50h horas do coworking do Espaço Vale do Dendê
  • 1 vídeo institucional na TV Correio Nagô
  • 5 livros “Empreendedorismo sustententável” do jornalista Rosenildo Ferreira
  • 5 Cupons com 30% de desconto em cursos da Escola de Inovação Vale do Dendê por 1 ano

Cada participante classificado em Segundo Lugar receberá o(s) seguinte(s) prêmio(s):

  • 20h horas do cooworking do Espaço Vale do Dendê
  • 1 vídeo institucional na TV Correio Nagô
  • 5 cupons de 20% de desconto em cursos da Escola de Inovação Vale do Dendê por 1 ano

Cada participante classificado em Terceiro Lugar receberá o(s) seguinte(s) prêmio(s):

  • 10h horas do coworking do Espaço Vale do Dendê
  • 1 vídeo institucional na TV Correio Nagô
  • 5 cupons de 10% de desconto em cursos da Escola de Inovação Vale do Dendê por 1 ano
7 - Da comunicação

A partir da inscrição, em todas as etapas do Maratona, a comissão organizadora se comunicará com os participantes inscritos por meios eletrônicos, como e-mail e pelo endereço www.valedodende.org

Os participantes inscritos são responsáveis por acompanharem a programação, os resultados e eventuais alterações.

A comissão organizadora sugere a desabilitação de anti-spams que possam barrar as comunicações sobre a Maratona.

8 - Das considerações finais

As datas que se referem ao período de inscrições e de divulgação dos selecionados poderão ser prorrogadas, a critério da comissão organizadora. Nessa hipótese, será dada publicidade das alterações feitas, por meio do endereço www.valedodende.org

A Maratona será coordenada por uma comissão organizadora, cujas decisões são soberanas.

Ao se inscreverem na Maratona, os participantes concordam com o inteiro teor do regulamento.

Os participantes, ao concordar com o Regulamento, autorizam o Vale do Dendê e a SEPROMI-BA a utilizar, editar, publicar, reproduzir e divulgar, por meio de jornais, revistas, televisão, cinema, rádio e internet, vhs e cd-rom, ou em qualquer outro meio de comunicação, sem ônus e sem autorização prévia ou adicional, os seus nomes, vozes, imagens, projetos, ou empresas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, durante período indeterminado.

A Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista tem o objetivo de gerar soluções para a sociedade. O Governo da Bahia reserva-se o direito, sem exclusividade e mantendo o direito dos participantes que criarem as soluções, de utilizar os projetos desenvolvidos durante o desafio pelos participantes e equipes, para utilizá-los, reutilizá-los, reproduzi-los, integral ou parcialmente, por todas as modalidades que julgarem adequadas, e em quaisquer formatos, bem como imprimi-los, inseri-los ou veiculá-los em quaisquer materiais de suporte físico ou eletrônico.

Os participantes se responsabilizam pela originalidade de todo conteúdo por eles produzido no âmbito do presente regulamento, respondendo integral e exclusivamente por eventuais danos ou ônus a terceiros, excluindo e indenizando o Instituto Mídia Étnica, a Vale do Dendê e o Governo da Bahia, em caso de demanda judicial ou extrajudicial intentada por terceiros, sob alegação de violação de direitos de propriedade intelectual, imagem, voz e nome.

Suspeitas de conduta antiética, do não cumprimento das normas internas dos espaços em que ocorrerá este concurso, além do desrespeito ao presente regulamento, serão analisadas e julgadas pela comissão organizadora, podendo ainda resultar na desclassificação do respectivo participante.

Não serão aceitas soluções tecnológicas copiadas ou reproduzidas, de forma total ou parcial, de outras fontes e/ou competições. A identificação de uma cópia, total ou parcial, será punida com a desclassificação.

As despesas dos participantes referentes a transporte, hospedagem, material de consumo e quaisquer outras necessárias para a participação deste evento correrão por conta deles próprios.

Cabe exclusivamente aos participantes o dever de guarda e cuidado com tais pertences pois o Instituto Mídia Étnica, a Vale do Dendê e o Governo da Bahia não se responsabilizarão por perdas, furtos, roubos, extravios ou danos de objetos pessoais dos participantes, durante os dias do evento.

As decisões dos integrantes da banca julgadora no que tange à seleção e à premiação dos participantes, além das decisões que a comissão organizadora venha a dirimir, serão soberanas e irrecorríveis, não sendo cabível qualquer contestação das mesmas, bem como dos seus resultados.

Este regulamento está disponível no endereço: http://www.valedodende.org/ocupacao

O Instituto Mídia Étnica, a Vale do Dendê e o Governo da Bahia, a seu exclusivo critério, poderá, a qualquer tempo e se julgarem que é essencial para o bom andamento do concurso, alterar as regras deste regulamento.

O concurso poderá ser interrompido ou suspenso, por motivos de força maior ou devido a problemas de acesso à rede de internet, entre outros, não sendo devida qualquer indenização ou compensação aos participantes do concurso e/ou aos eventuais terceiros. O Instituto Mídia Étnica, a Vale do Dendê envidará, nesses casos, os melhores esforços para dar prosseguimento à Maratona tão logo haja a regularização do problema, resguardando-se, no entanto, a possibilidade de cancelamento definitivo, na hipótese de impossibilidade de realização do concurso.

A participação neste concurso sujeita todos os participantes às regras e condições estabelecidas neste regulamento. Dessa forma, os participantes, no ato de seu cadastro/inscrição aderem a todas as disposições, declarando que leram, compreenderam, tem total ciência e aceitam, irrestrita e totalmente, todos os itens deste regulamento.

Os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e julgados pela comissão organizadora.

Apoio e Realização

Back To Top