Saltear al contenido principal
(Português Do Brasil) Inovação E Empreendedorismo Com Muita Diversidade

(Português do Brasil) Inovação e empreendedorismo com muita diversidade

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Desde sua fundação, em novembro de 2016, o Escritório de Negócios Sociais Vale do Dendê vem apostando na diversidade e na inclusão social como um drive importante do processo de desenvolvimento econômico da cidade de Salvador, em particular, e do Brasil, no geral. Para conseguir resultados mais rápidos optou-se por concentrar esforços em iniciativas com foco na Economia Criativa, especialmente àquelas protagonizadas por jovens moradores das periferias.

Entendemos que o processo de inclusão depende da construção de pontes que unam diversos mundos, possibilitando a livre circulação de ideias e a troca de aprendizados. É com isso em mente que temos celebrado parcerias com diversas empresas e instituições. Umas delas é a Campus Party, que organiza um dos mais importantes festivais de inovação do mundo.

Na quarta-feira (13/2), a partir das 14h, a Aceleradora Vale do Dendê estará recebendo convidados para duas rodas de bate papo na Área Livre da Campus Party Brasil (#CPBR12), que acontece no Expo Center Norte, na Zona Norte da cidade de São Paulo.

A curadoria está sob a responsabilidade do cofundador da Vale do Dendê e diretor de inovação e marketing da Aceleradora, Rosenildo Ferreira, e se baseia em dois eixos: finanças comunitárias e inovação periférica*. “Nosso objetivo é destacar iniciativas locais que têm potencial de ganhar escala e serem reproduzidas em outros ecossistemas”, diz ele.

Essa é a segunda vez que a Vale do Dendê realiza curadoria de conteúdo para este evento. Em maio de 2018, a Aceleradora comandou o stand Dendê_Lab (em parceria com o Instituto Mídia Étnica) na Área Livre da Campus Party Bahia, no estádio da Fonte Nova, em Salvador. Aliás, foi neste palco que aconteceu o pitch dos 30 empreendedores que disputaram uma das 10 vagas em seu processo de aceleração.

“A Campus Party é um evento de inclusão radical. Por isso, fazemos questão de lançar luzes sobre iniciativas empreendedoras, baseadas em ferramentas digitais, que acontecem em todos os lugares do Brasil”, explica Fernando Tomé, fundador da Comnaction e consultor de Inteligência Social da Campus Party. “A parceria com a Vale do Dendê é estratégica porque nos ajuda a dar conta deste desafio”.

Apesar de ter seu trabalho focado na capital da Bahia, a equipe do Escritório Vale do Dendê acredita que o desenvolvimento inclusivo e baseado na diversidade não pode prescindir da atuação de diversos atores. É por isso que mantém uma base em São Paulo, destinada a prospectar oportunidades de investimentos, trocas de tecnologia e parcerias que ajudem a acelerar o desenvolvimento da cidade de Salvador.

Saiba mais sobre os participantes das duas rodas de conversas na CPBR12, sob a curadoria da Vale do Dendê, que acontecem na quarta-feira (14/2), das 14h às 15h45min:

Black Money: quando o dinheiro circula de mão em mão

https://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2019/talk/black-money-quando-o-dinheiro-circula-de-mao-em-mao-cpbr12/

Da Periferia à Periferia do Centro: como os problemas e as soluções podem unir polos opostos

https://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2019/talk/da-periferia-a-periferia-do-centro-como-os-problemas-e-as-solucoes-podem-unir-polos-opostos-cpbr12/

Volver arriba