EDITAL DE ACELERAÇÃO – VALE DO DENDÊ 2018.1

SEÇÃO I

1 – O PROJETO
1.1 – A aceleradora de negócios VALE DO DENDÊ disponibiliza, por meio deste edital, uma convocação para os interessados em se inscrever para a primeira fase do Processo Seletivo de Aceleração 2018.1, a  ser realizada em Salvador/BA, conforme orientações abaixo.

2 – OBJETIVOS
2.1 – A presente convocação tem como objetivo selecionar até 30 (trinta) empreendimentos da área de economia criativa e digital, em Salvador, que tenha protagonismo de  jovens e que atenda critérios de impacto social e de promoção da equidade sócio-racial e de gênero.

Os selecionados passarão por um processo de aceleração e consultoria (durante 6 meses) visando prepará-los para o recebimento de investimentos pelo mercado financeiro, poder público e agências de cooperação internacional.

2.2 – O apoio citado no subitem anterior será concedido em conformidade com o apresentado na Seção II – Termos e Condições, parte integrante deste documento.

2.3 – Esse programa tem como objetivo:

  • Acelerar o desenvolvimento do ecossistema empreendedor de Salvador, Bahia, dando destaque a ocupação do Centro Histórico da cidade por iniciativas criadas por jovens moradores/oriundos das periferias/comunidades e bairros populares da cidade.
  • Fomentar o crescimento de startups (empresas iniciantes com grande poder de escala) e negócios de impacto social vinculados a projetos sociais e ONGs.
  • Aproximar empreendedores da comunidade VALE DO DENDÊ dos centros mundiais de inovação;
  • Proporcionar um ambiente que incentive o surgimento de “cases” de sucesso que tenham efeito inspirador em futuros empreendedores da comunidade VALE DO DENDÊ

2.4 – Tipos de negócios a serem contemplados:

  • Negócios da área criativa: moda, design, música, games, publicidade, audiovisual, gastronomia, fotografia, turismo e entretenimento etc.
  • Negócios digitais: games, apps, portais, sistemas etc.

3 – DOS NEGÓCIOS ELEGÍVEIS

3.1 – Poderão participar desta convocação os negócios submetidos por indivíduos ou equipes e que satisfaçam os seguintes requisitos:

  • Ter um negócio registrado, com CNPJ (podendo ser Micro Empreendedor Individual)
  • Pertencer a uma única equipe proponente.
  • Negócios registrados em Salvador, Bahia

4 – DO CADASTRO

4.1 –  As empresas deverão ser cadastrados por meio do formulário eletrônico disponível no site até o dia 15 de Janeiro de 2018

4.2 – Não serão aceitos negócios submetidos por qualquer outro meio, tampouco fora do prazo estipulado no subitem anterior.

5 – DA SELEÇÃO DAS EMPRESAS

5.1 – A seleção dos negócios  será realizada por meio de análises e avaliações comparativas e um filtro de seleção durante as etapas.

5.2 – O enquadramento consiste na análise dos negócios apresentados quanto ao atendimento às disposições estabelecidas no presente Chamamento.

5.3 – O julgamento será feito por um Comitê de Seleção e consiste na análise de empresa, a relevância do negócio e seu impacto social

5.4 – A seleção será realizada em ao menos duas etapas, com uma pré-seleção e uma entrevista com finalistas, a ser divulgada no site da Aceleradora Vale do Dendê.

5.5 – Na análise de mérito e relevância, a pontuação final de cada negócio será aferida conforme alguns critérios, a exemplo de:

Equipe

  • Histórico
  • Capacidade de inovação
  • Diversidade de gênero e étnico-racial
  • Ter sócios  jovens  (18 a 29 anos)

Negócio

  • Capacidade de escala
  • Viabilidade técnica
  • Impacto social

Solução

  • Capacidade de inovação
  • Efetividade/eficácia na resolução do problema proposto
  • Capacidade de de geração efetiva de renda

6 – DO RESULTADO

6.1 – O resultado final da seleção dos negócios será enviado por e-mail a todos os membros das equipes selecionadas em data a ser comunicada na página da Aceleradora Vale do Dendê.

6.2 – No prazo de 05 (cinco) dias úteis após solicitação feita pela Aceleradora VALE DO DENDÊ, os membros da equipe dos negócios selecionados deverão encaminhar, por meio do endereço eletrônico contato@valedodende.org, o aceite de participação no processo de aceleração

6.3 – Os membros da equipe proponente dos negócios selecionados deverão se apresentar para iniciar o programa em data  a ser informada pela Aceleradora VALE DO DENDÊ.  Com o horário e local a ser comunicado na página da aceleradora.

6.4. O parceiro técnico para execução deste edital é o Instituto Mídia Étnica, com sede em Salvador-Bahia, que deverá gerir internamente o processo seletivo na sua fase inicial.

7 – REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DA CONVOCAÇÃO

7.1 – A qualquer tempo, a presente Convocação poderá ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Aceleradora de Negócios VALE DO DENDÊ, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

8 – DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – A Aceleradora VALE DO DENDÊ reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nesta Seção.

SEÇÃO II – TERMOS E CONDIÇÕES

1 – APOIO AOS NEGÓCIOS SELECIONADOS

1.1 – A VALE DO DENDÊ apoiará os projetos selecionados por meio de:

  1. disponibilização de escritório compartilhado;
  2. execução de metodologia de aceleração de negócios;
  3. promoção e incentivo à realização de eventos para acompanhamento da execução dos projetos e para aproximar os participantes do ecossistema local de startups.
  4. assessoria de imprensa e treinamento para elaboração de plano de mídia

1.2 – O uso do escritório compartilhado está limitado aos horários e condições determinadas pela Aceleradora VALE DO DENDÊ

2 – PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

2.1– O processo de aceleração exige o comprometimento dos empreendedores através de um cronograma de entregas definidas em conjunto com o Mentor alocado a startup. A Aceleradora VALE DO DENDÊ se reserva o direito de terminar unilateralmente a participação da startup no programa de aceleração, antes do término previsto, caso entenda que os, empreendedores não estejam comprometidos com o programa.

Salvador, 23 de Novembro de 2017.